Blog criado para registrar minha busca por um peso e por uma vida mais saudável, através da reeducação alimentar.
Aguardo sua visita e seu comentário.

1ª Meta - Sair dos 3 dígitos

09 dezembro 2011

Dieta Coletiva - Sopas Para o Verão

Imagem de Olhares.com
Olá pessoal, já estou me preparando para aproveitar o Verão e voltar a eliminar quilos como antes, pois foi durante os primeiros meses da minha R.A. que obtive mais sucesso. 
Comecei em 28 de Janeiro deste ano, e tenho fé que colocarei meu corpo no ritmo certo para ter uma eliminação similar a que tive até agora.
Já estou anotando receitas de comidas mais leves e vou colocar aqui para vocês duas sopas de verão que irão me ajudar bastante nos próximos meses.
O preparo da sopa fria costuma levar ingredientes mais leves do que aqueles que vão para a panela no inverno, resultando em um valor calórico menor. 
O prato pode eventualmente substituir a salada, principalmente para quem sente algum desconforto em consumir alimentos crus. Consumida no início da refeição, a sopa provoca uma sensação de saciedade que colabora para que se coma menos do prato principal. Alguns cuidados são necessários para manter a qualidade nutricional e calórica da sua sopa de verão. Excesso de sal, temperos prontos e sopas prontas podem resultar em inchaço nos membros inferiores, causado pelo sódio presente em sua composição. Alimentos como brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas e repolho merecem atenção, pois em grande quantidade costumam causar desconfortáveis gases. Já o creme de leite, manteiga, excesso de azeite e queijos gordurosos entram na lista dos itens gordurosos e calóricos a serem evitados.
Caso a sopa seja adotada como opção no jantar, a alimentação durante o dia deve conter frutas, lácteos, legumes, verduras, cereais, tubérculos, leguminosas e carnes. Além disso, é necessário que haja algum acompanhamento. Após a sopa, deve-se consumir um prato leve de proteína, como peixe, frango ou omelete. Caso contrário haverá uma falta de calorias, proteínas e carboidratos.
Dá para preparar diferentes receitas de sopas para o verão, basta fazer misturas de verduras e legumes que deixem o prato saboroso. Por exemplo: sopa de tomate com manjericão e queijo de búfala, abóbora com ricota, cenoura com beterraba, abacate com nozes picadas, pepino e iogurte, entre outros tipos.

Sopa I

Ingredientes:
- 500g de tomate
- água
- manjericão
- sal marinho

Modo de preparo:
Cortar os tomates mantendo as sementes e pele, colocar em uma panela com água fervente o suficiente para cobrí-los. Deixar cozinhar até que fiquem bem macios (adicionar água se necessário). Bater no liquidificador colocando a água do cozimento até adquirir a textura desejada, junto com algumas folhas de manjericão. Adicionar sal a gosto. Servir fria com manjericão bem picadinho e um fio de azeite.

Rendimento:
500ml (120Kcal)

 Sopa II

Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picado
- 400 g de molho de tomate
- 1/2 colher (chá) de adoçante
- 4 xícaras (chá) de água
- 1/2 kg de peixe badejo em pedaços
- 1 colher (chá) de casca de limão ralada
- manjericão fresco a gosto
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- cebolinha para decorar

Modo de preparo:
Aqueça o azeite em uma panela grande. Refogue a cebola e o alho. Acrescente o molho de tomate, o adoçante e a água. Espere ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. A seguir, coloque o peixe em pedaços, a casca de limão ralada, o sal, a pimenta-do-reino e o manjericão. Tampe a panela e ferva por mais 5 minutos. Polvilhe com a cebolinha.
Rendimento:
520 ml (236 kcal)
E voltando ao assunto da minha eliminação, bom... nessa semana não ouve eliminação. Recebi de volta 300 gramas.
Mas desistirei jamais.
Tenham um ótimo fim de semana.
Fiquem com Deus e voltem sempre.

"A vida é a soma de todas as suas escolhas."
(Albert Camus)

2 comentários:

Maria Flicka disse...

Receitas deliciosas :)

Esta semana já vai ver bons resultados, de certeza ;)

beijinho, e uma excelente semana :)

"Dicas de saúde, beleza, e exercício físico em casa"

Anônimo disse...

Olá muito legal seu blog, bom conteúdo coisas bonitas. Bjinhus até mais
www.amoracherry.com

Top Posts